
Se você está se planejando para viajar aos Estados Unidos você não pode perder as dicas deste artigo.
Vamos contar tudo o que você precisa saber para poder fazer uma viagem aos Estados Unidos. Nesse país de muitas regras, é imprescindível que você esteja com tudo em ordem para evitar a temida deportação.
Entenda melhor sobre:
- Visto para entrada no País
- Validade do Passaporte
- Período de estadia máxima
- Moeda local
- Limite de compras
- Impostos sobre a compra de bens ou serviços
- Gorjetas
Leia atentamente todas essas instruções e esteja pronto para programar a sua tão sonhada viagem ao exterior.
Visto
Para quem deseja fazer uma viagem aos Estados unidos precisará de um visto.
Isso porque a entra dos brasileiros no país não é livre. Então para que você possa fazer a sua viagem deverá solicitar ao consulado americano a sua permissão para entrar nos Estados Unidos.
Essa permissão é o visto.
- O que é consulado?
Vamos explicar isso através do seu pedido de visto. Você quer pedir o visto, que é a permissão que outro país concede para você entrar nele.
Só que essa permissão deve ser feita antes mesmo de você entrar no país e é necessário analisar muitos documentos e até fazer uma entrevista. Então este país irá colocar correspondentes dele no seu país para fazer toda essa análise.
Este correspondente é o cônsul e o local que ele fará isso é o consulado.
O consulado é um pedaço da administração de um país em outro país, para resolver assuntos com o povo, sem que essas pessoas necessitem de ir até o país de origem para resolver assuntos burocráticos.
Pois bem, o visto de turista, que é o mais comum, pedido para entrar nos Estados Unidos, é o B-2.
Para obtê-lo você deverá preencher um formulário e fazer a sua solicitação. Eles vão te convocar para uma entrevista na qual você deverá comprovar (documentalmente) que está indo à turismo e que você tem condições financeiras de ser um turista no local.
Isso porque se você está viajando à turismo e não possui dinheiro em conta, dificilmente conseguirá se qualificar como um bom turista. Isso porque o turista interessante para o país é aquele que gasta, seja na compra de produtos, ou serviços.
Validade do passaporte
Não planeje sua viagem com o passaporte por vencer.
É muito importante que, se você está fazendo uma viagem na qual a sua permanência pode ser de até seis meses, você deve viajar com um passaporte com validade mínima de seis meses.
Período máximo de estadia
Quem está indo para o país com o visto de turismo deve se ater a regra de que a permanência máxima no país é de, geralmente, 6 meses.
Se o turista estiver com o visto vencido, imediatamente, estará ilegal no país e sofrerá o perigo de ser deportado.
- O que acontece se eu estou mais de 06 meses no país com o visto de turista e decido ir embora?
Nesse caso será aplicada uma penalidade para o turista que consiste na proibição de entrar no país novamente por 3 anos ou até 10 anos, dependendo da quantidade de tempo a mais que você passou ilegal no país.
Moeda
Como você já deve saber, a moeda local é o dólar.
A dica aqui é fazer todo o planejamento financeiro da sua viagem para evitar transtornos com a moeda.
Faça o cambio entre a moeda brasileira e a americana dentro do Brasil.
Isso vai te auxiliar por dois motivos. Primeiro no planejamento da sua viagem. Você terá mais controle sobre o que poderá gastar e quanto vai gastar ao longo da sua viagem, além de poder avaliar com calma qual é a cotação nas casas de câmbio.
Em segundo lugar, o valor do câmbio aqui no país é mais favorável do que quando você já estiver de partida, em aeroportos, por exemplo.
Limite de compras
Outro fator bem importante que os viajantes devem estar antenados é no limite de compras.
Esse limite se aplica no valor total de compras que você pode trazer para o Brasil.
Este limite é de $ 500,00 (quinhentos dólares). Ou seja, se você está com muitas mercadorias embaladas, que claramente foram compradas na viagem, deverá prestar contas e não poderá levar mais do que o teto máximo estabelecido.
É interessante que você saiba, também, que as compras nos Estados Unidos não são parceladas como no Brasil.
Para poucas coisas são permitidas o parcelamento, como casas, carros etc. Ou seja, se você deseja comprar um celular, por exemplo, o normal é que o pagamento seja feito à vista, mesmo que o método de pagamento seja o cartão de crédito.
Impostos sobre a compra de bens ou serviços
Um ponto importante para quem está turistando pelos Estados Unidos é conhecer a Sale Taxes.
Resumindo, a sua finalidade é um imposto cobrado pela venda de produtos e serviços em praticamente todos os estados dos Estados Unidos.
Se você está de visita para lá, é interessante dar uma conferida em quais estados você irá passar para poder conferir qual é o valor da Sale Tax aplicada ao local.
Casa estado possui sua própria Sale Tax e ela é aplicada na hora de fazer o pagamento. Portanto, quando você está vendo um produto na prateleira, aquele valor ainda não está com a Sale Tax aplicada.
Outro ponto interessante é que dentro do mesmo estado as taxes podem variar de acordo com o tipo de setor. Ou seja, o imposto aplicado à alimentação pode ser diferente do imposto aplicado à vestuário e assim por diante.
Gorjetas
Algo que é incomum aqui no Brasil, mas extremamente praticado nos Estados Unidos são as Gorjetas.
É muito importante que o turista esteja atento a isso, justamente por não ser um costume nosso.
São as famosas “Tips” que recaem sobre a prestação de serviços. É uma prática bem comum que as pessoas recompensem a pessoa que está prestando um serviço pra ela.
Segundo o costume local, variam de 15% a 20 % sobre o valor do serviço.
Verifique o transporte local
Se você está viajando para os grandes centros urbanos, como, por exemplo, Nova York, você não terá problemas no sistema de transporte, contudo, é sempre bom checar como funciona o sistema de transporte no local.
Isso porque o transporte varia muito de cidade para cidade e não são em todos os lugares que você vai encontrar metrôs ou até mesmo muitos pontos de ônibus.
Verifique o transporte no seu local de destino e se não for um bom sistema, cogite a hipótese de alugar um carro, ou fazer seu transporte por meio de carros de aplicativo, tais como uber.
Reúna essas dicas para fazer a sua viagem com segurança
O mais importante quando alguém vai fazer uma viagem internacional é buscar a maior quantidade possível de informações sobre esse local.
Isso é necessário porque quando vamos para um local em outro país estamos lidando com muitas experiências e culturas diferentes que, muito provavelmente, não terão semelhança com a nossa.
Portanto, faça uso dessas dicas e comece o planejamento da sua viagem.