
Quem vai fazer uma viagem internacional deve estar atento ao câmbio para não tomar prejuízo na hora de trocar a sua moeda pela moeda estrangeira.
Se você está com dúvidas de como conseguir o melhor câmbio para fazer a sua viagem vamos te dar todas as dicas para poder ajudar no planejamento da sua viagem e te ajudar com esse problema.
O câmbio, no sentido financeiro, é quando você faz a troca da sua moeda local por outra moeda.
Para isso será cobrada uma taxa que vai variar de acordo com o estabelecimento que está fazendo esse câmbio para você.
Isso porque o serviço de câmbio é um serviço mercantil como qualquer outro e diversas empresas prestam esse serviço.
Porém, com muita pesquisa e estratégia é possível identificar o melhor câmbio para você pagar menos na hora de trocar o seu suado dinheiro.
Quer saber o que fazer? Vamos às dicas.
Qual o valor da minha moeda?
Para você que busca fazer o câmbio para turismo deve saber que existem variações para determinada moeda e você deve estar atento para qual é o valor da moeda especificamente para o turismo.
Vamos usar como exemplo o dólar. Você liga a televisão e assiste sobre a alta e queda do valor do dólar ou mesmo pesquisa na internet: “valor do dólar”.
As informações que você vai obter nesse caso são referentes, muitas vezes ao dólar comercial ou então ao dólar do turismo mas que não é o valor do dólar que você vai pagar.
Isso porque no processo de troca entre as moedas, ou seja, o câmbio, você leva em consideração o valor do dólar para o turismo acrescidos de taxas fixas, comissões de quem está te vendendo etc…
Compensa levar dinheiro para viajar?
Sim. Vamos, ao longo deste artigo fazer algumas comparações. Mas, de plano, já te informamos de que levar dinheiro é a melhor das opções.
Hoje as casas de câmbio costumam operar por volta de 1,1%, isso é apenas uma estimativa, claro. Contudo, o valor para outros tipos de operação, como o cartão de crédito são bem superiores.
- Como fazer o câmbio de maneira mais vantajosa?
Utilize moedas que não irão desvalorizar em lugar nenhum. Nesse caso estamos falando do Euro e do Dólar.
Independe de onde você for leve consigo uma dessas duas moedas e conforme a sua necessidade, no local de destino você vai trocando pela moeda local.
A vantagem aplicada aqui é que o euro e o dólar são moedas que não desvalorizam independente da quantidade que você for trocar. Sem falar que você pode circular por qualquer lugar que essas moedas serão aceitas.
Cartões de crédito
Usar ou não usar cartões de crédito para pagar suas compras?
Quando você faz uma compra internacional há a incidência do IOF que é o imposto sobre operações financeiras.
Coloque na ponta do lápis. Hoje a porcentagem deste imposto é de 6,38%. O que você acha?!
Se compararmos com o valor do câmbio, com certeza o valor do cartão é superior.
Caso não lhe reste outra opção, tudo bem. Mas se você puder se programar, faça a escolha pelo câmbio.
Outras opções que possuem o mesmo juros e funcionam mais ou menos da mesma forma que o cartão de crédito:
- Cartão de débito;
- Cartão pré pago.
Ambos vão cobrar o mesmo valor de IOF e entre eles a diferença é mínima. Dos três o melhor é o cartão pré pago, isso porque nesta modalidade você irá colocar o crédito e já saberá o valor da cotação do seu dinheiro. Isso te ajudar a fazer um controle melhor.
No mais, muita coisa não muda. O que realmente acaba fazendo a diferença é a compra de dinheiro vivo.
Deságil da moeda
Parece um nome difícil, mas na prática é tudo muito simples. Deságil é depreciação do valor da sua moeda.
Como citamos nos tópicos acima, uma forma de evitar o deságil é comprar uma moeda de circulação recorrente no mundo inteiro.
E quando estamos falando dessa valorização, sempre citaremos o dólar e o euro, pois são as moedas com o câmbio mais recorrente, ou seja, não serão desvalorizadas.
Outras moedas possuem pouca circulação, portanto, quando você for comprar a sua moeda aqui, poderá sofrer um deságil de até 40 % neste cambio. O que significa que você está perdendo o seu dinheiro.
Outra situação é quando você deixa para trocar dinheiro no exterior.
Vamos supor que você viaje para o exterior sem ter feito as troca da moeda antes.
Quando você chegar no exterior, como no local o real será uma moeda de pouca circulação você também sofrerá com o deságil.
Então as duas regras mais importantes para evitar o deságil são:
- Troque o real por dólar ou euro dentro do Brasil;
- Leve essa moeda para trocar pela moeda local no seu destino.
Fazendo isso você estará evitando ao máximo o deságil da sua moeda. Isso porque você fará a troca das moedas locais sempre no lugar de destino delas, ou seja, grande circulação da moeda local.
O seu meio de campo para a conversão será o dólar ou o euro, as moedas que menos desvalorizam quando atravessamos os países.
Faça isso e evite a desvalorização do seu dinheiro quando você estiver indo para o exterior, em países com moeda de baixa circulação.
Opções de câmbio
Você que quer viajar, mas quer fazer todo um planejamento antes, é possível online mesmo ir pesquisando o cambio da sua moeda.
Utilize as dicas que passamos para poder se guiar sobre qual moeda escolher e como fazer a conversão.
Um site muito interessante para consultar o valor da moeda para o turismo com a cotação atual é o: infomoney.com.br/mercados/cambio.
Agora, se você deseja fazer um orçamento, algumas opções que temos hoje para se planejar o câmbio são:
- confidencecambio.com.br/ecommerce/#/home?_k=ycrvws
- melhorcambio.com/
- cotacao.com.br/
- meucambio.com.br/
Então uma opção interessante é pegar o valor em reais que você tem e verificar quanto esse valor vai render em dólar ou euro e depois quanto vai render na moeda local. Assim, você poderá acompanhar como ficará o deságil da sua moeda.
A vantagem de consultar esses sites é porque eles, antecipadamente, já vão passar as informações de câmbio para você. Isso facilita muito o controle dos seus futuros gastos e você saberá o quanto vai custar, realmente, a sua viagem.
Se planeje
O segredo de tudo que envolve uma viagem é o planejamento. Isso porque só o planejamento te possibilita verificar quais opções existem e quais são as melhores para o seu perfil.
Se você está fazendo tudo às pressas e resolve trocar o seu dinheiro na empresa de câmbio do aeroporto, é certeiro de que você irá pagar bem mais caro do que em outros lugares.
Isso porque esse estabelecimento já cobra um valor sabendo que você não terá muitas outras opções para resolver esse empecilho antes da sua viagem.
Então use essas dicas para pesquisar bem antes de contratar esse serviço. Como o valor irá corresponder a cada unidade de moeda local, mesmo que a diferença seja muito pequena, fazendo a conta, no final a diferença de qualquer centavo será enorme.
Esperamos que faça um bom planejamento e boa viagem!